O Ceja de Confresa, vem aprofundando o debate sobre as leis 10639\03 e 11645\08 na grade curricular do Centro de Educação de Jovens e Adultos, com palestras, seminários, oficinas e noites culturais.
De acordo com as leis os conteúdos das diversas disciplinas deve abordar o estudo da Historia da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil.Uma nova Lei 11645\08 inclui a questão indígena no currículo oficial da rede de ensino. Vale lembrar que muito da nossa história ainda esta por ser conhecida e ser reconhecida.
A questão indígena então é uns dos maiores desafios para nós educadores, pois infelizmente é na escola que se manifesta a resistência e o reconhecimento desse povo na construção de nossa história, onde o preconceito, o racismo e a discriminação se aflora.
Este trabalho teve como objetivo conhecer e compreender a cultura de alguns povos, porém demos enfase a etnia Tapirapé de confresa/Mt. Respeitando as diferenças como parte da construção cultural da nossa comunidade. A região do Araguaia possui uma grande miscigenação de povos, vindos dos mais distantes lugares, que convive com outros povos que já viviam por aqui "os indígenas". O povo Tapirapé faz parte do tronco Tupi-Guarani, originário do baixo curso dos rios Tocantins e Xingu, onde viviam até o século XVII. Chegaram à região do médio Araguaia por volta da segunda metade do século XVIII. Sua presença é notada ao norte do rio Tapirapé.
Na noite cultural do dia 15/05 aconteceu várias apresentações com o povo Tapirapé e alunos representando a cultura indígena. A noite foi enriquecida com danças, pinturas, músicas, poemas e comidas típicas.
Parabenizamos então todos os professores, alunos, funcionários e comunidade de Confresa pela participação desse grandioso evento.
By Maria José Coelho
Coordenadora da área de ciências humanas e sociais
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