terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ECONOMIA SOLIDÁRIA O QUE É?


Aconteceu no Centro de Educação de Jovens e Adultos “Creuslhi de Souza Ramos”, nos dias 26 e 27 de novembro de 2010 a 1ª Formação Economia Solidária.


Mas o que é Economia Solidária?

A Economia Solidária, é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar. O que é preciso para viver nesse tipo de economia, mas não existem mais exploradoras e explorados, pois ninguém pretende levar vantagens sobre os outros muito menos gerar riquezas através da destruição da natureza.

A economia solidária abrange desde grandes empresas a unidades industriais, agrícolas, agroindustriais até experiências comunitárias como quilombolas, indígenas e ribeirinhas, etc. Ela está ligada aos processos de luta em que os trabalhadores e trabalhadoras buscam meios para melhorar suas condições de existência.

A Economia Solidária é um movimento amplo e profundo, cujas raízes históricas se encontram nas ações e nas lutas de organização de trabalhadores de movimentos populares, de grupos engajados nas universidades e nas igrejas.

Nos Cejas a Economia Solidária está inclusa na grade curricular, e nas formações continuada dos professores. Em algumas áreas de conhecimento do Ceja "Creuslhi de Souza Ramos" foram ministrados conteúdos do voltados para Economia Solidária.

Neste ano de 2010 o Ceja Creuslhi de Souza Ramos contou com a colaboração do Senar para desenvolver oficinas profissionalizantes como cursos de:

  • Aproveitamento de resíduos de madeira;
  • Confecções de brinquedos;
  • Pintura em tecidos;
  • Plantio de mandioca;
  • Derivados do peixe;
  • Educação ambiental;
  • Fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza;
  • Associativismo;
  • Cooperativismo;
  • Produção e conservação e vegetais comportas, frutas cristalizadas e licores.

Com esses cursos podemos valorizar, promover e articular, as formas cooperativas e autogestionárias de produção comercialização, consumo, crédito etc., sem destruir o meio ambiente.

Mãos à obra!!!! Vamos tentar a partir dos empreendimentos econômicos solidários existentes do nosso município, ou regional identificar possíveis articulações de redes ou de cadeias produtivos entre esses empreendimentos pensamos em criar um fórum regional envolvendo toda comunidade em ações coletivas e solidárias. Vamos utilizar nossos conhecimentos e a nossa imaginação e fazer a Economia Solidária acontecer em nossa região.


Feliz Natal à todos e próspero 2011.


Coordenadora Maria José Gomes Coelho Castilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário