O projeto “Sala dos Educadores” do Ceja Creuslhi de Souza Ramos tem a necessidade de alcançar uma maior compreensão sobre as práticas pedagógicas e demais fazeres profissionais dos seus educadores independente ser na função docente ou não docente. Ao mesmo tempo proporcionar por meio da reflexão em torno das praticas pedagógicas criando um mecanismo de interação por meio do dialogo entre os educadores fazendo espaço um lugar de troca e apropriação de novas experiências como um repensar no sentido de avaliá-las objetivando a superação das dificuldades e transpor para prática conhecimento constituído por meio da formação e da apropriação de novas experiências rompendo as barreiras que nos separam do lugar comum, entre a teoria e a prática.
Dentro da sala de aula, educadores e educandos estabelecem determinadas relações entre si e com os conteúdos e justamente acarreta novos desafios para o processo de ensino e aprendizagem, gerando para os educadores de EJA novas demandas individuais e coletivas para o processo de formação continuada que deve ocorrer no espaço de convivência.
Segundo Batáru (2008), Os conhecimentos a serem adquiridos pelos jovens e adultos, que lhes permitam o crescimento pessoal, a inserção no contexto sócio-cultural e o acesso a cada segmento e etapa assim como prosseguimento ao nível superior.
O objetivo principal da formação e qualificar profissionais reflexivos, sabendo que não é um ato fácil, porém acessível. Conforme Ribeiro (1999), recriar e renovar o fazer pedagógico nunca foi tão importante como agora, tendo em vista o objetivo maior de instrumentalizar e propiciar aos alfabetizadores brasileiros subsídios teóricos e práticos da teoria construtivista sociointeracionista respeitando e intervindo na evolução do aluno de forma criativa, lúdica e construtivista, permitindo-lhe construir o seu processo ler e escrever dentro do seu próprio ritmo.
A organização será por área de conhecimento sobre a responsabilidade dos coordenadores de área, acompanhada pelo gestor, coordenador pedagógico, supervisionado e monitorado pelo CEFAPRO, tendo como objetivo proporcionar aos Profissionais da Educação uma formação continuada, visando à melhoria em todos os sentidos, na procura pela qualidade da prática pedagógica e profissional, ou seja, das práticas de natureza a seu trabalho e de um maior sucesso nas relações entre o processo de ensino-aprendizagem, que vem sendo o maior desafio do momento enfrentado por todos aqueles que almejam uma sociedade mais justa.
Click nos links abaixo e veja os projetos das áreas de conhecimentos:
Ciência da Natureza e Matemática
RENATA DE SOUSA PINHEIRO
COORDENADORA PEDAGÓGICA
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