quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CEFAPRO FAZ FORMAÇÃO CONTINUADA COM EDUCADORES DO CEJA CREUSLHI DE SOUSA RAMOS


 Complexo Temático: uma Organização de Ensino Diferente


Alguns documentos como, por exemplo, a constituição de 1988, já organizava significante, o ensino para escolas num todo estudos voltados para os problemas sociais, deixando bem claro que estes estudos tiveram logo influencias de Paulo Freire, Vigostki, entre outros.
 O diálogo que Paulo Freire propõe e desenvolve, indo além da perspectiva pedagógica, possibilita reflexão dos sujeitos sobre a desumanização que sofrem e, ao mesmo tempo, possibilita a (re)construção de processos que recuperam a humanidade roubada. Trata-se de dispensar um novo olhar pedagógico sobre esses sujeitos.
Nas concepções Freiriana, a transformação do mundo e a busca do conhecimento  faz com que passamos a ter interesse em um determinado assunto ,ou problemática partindo de uma pesquisa sócio antropológica, quando o aluno deverá construir seus conhecimentos com autonomia.
                           Já Vigostki, defende que é na relação com o outro que é favorecido a aprendizagem é que o desenvolvimento do sujeito, esta diretamente relacionada ao ambiente cultural, inclusive no espaço escolar, dando condições para tentar mudar certas realidades negativas sendo que após o conhecimento o sujeito estará sempre em multiplicação.            
                              Mas SOUZA diz que o Complexo Temático caracteriza-se por fazer-se produção coletiva, respeitadas as especificidades locais e regionais, por ser significativo para toda uma comunidade, por apontar situações-problema para seus atores, por propor­-se gerador de ação, por ajudar o aluno a compreender a realidade atual, por respeitar os sujeitos que na escola e na sociedade interagem e por ser represen­tativo de uma dada leitura do real (Goroditch; Souza, 1999 : 81).
Enquanto que Pistrack discute que as relações da escola com a realidade atual, na busca de tentar entender tal fenômeno desde que seja estudado em caráter dinâmico, pois fato esta sempre em mudanças e que o ensino complexo temático ter que ser feito no coletivo, onde haverá uma troca entre professor e aluno , com a ideia de que o aluno não esta sendo capacitado para algo pois ele já por natureza.
Refletindo com Souza Vigoskt,Freire Pistrack e norteados pelas OCs, entende-se que o complexo temático vem para fazer com que nossas aulas sejam diferencias que os nossos alunos apreciem a pesquisa  de campo quando os mesmos as vezes passam até a ser objeto de pesquisa.
 Dai a investigação socioantropológica organiza as atividades escolares a partir de dados obtidos por um levantamento socioantropológico realizado nas comunidades es­colares por professores, e, em alguns casos, com a participação de funcionários, alunos e até pais e mães a investigação trabalha com as falas das pessoas da comunidade e elementos da sua historia do circuito religioso e cultural hábitos de  lazer vitorias e frustrações, além das características do seu senso comum.
Então a sistematização deste levantamento é discutida com a comunidade e o ensino é organizado nas diversas áreas do conhecimento, nas aulas teóricas, oficinas tendo como foco as falas e os fenômenos mais significativos para os atores sociais envolvidos. Refletindo sempre que O trabalho interdisciplinar resgata a visão de totalidade e é possibilidade de produção de uma cultura escolar renovada.
ABRAÇO FRATERNO A TODAS E TODOS que no ano letivo de 2013 possamos ir de encontro com nossos alunos convictos de que se “não podemos fazer grandes coisas: apenas pequenas coisas com muito amor.
                 Madre Tereza de Calcutá

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