Complexo Temático: uma Organização de
Ensino Diferente
Alguns documentos
como, por exemplo, a constituição de 1988, já organizava significante, o ensino
para escolas num todo estudos voltados para os problemas sociais, deixando bem
claro que estes estudos tiveram logo influencias de Paulo Freire, Vigostki,
entre outros.
O diálogo que Paulo Freire propõe e
desenvolve, indo além da perspectiva pedagógica, possibilita reflexão dos
sujeitos sobre a desumanização que sofrem e, ao mesmo tempo, possibilita a
(re)construção de processos que recuperam a humanidade roubada. Trata-se de
dispensar um novo olhar pedagógico sobre esses sujeitos.
Nas concepções Freiriana,
a transformação do mundo e a busca do conhecimento faz com que passamos a ter interesse em um
determinado assunto ,ou problemática partindo de uma pesquisa sócio antropológica,
quando o aluno deverá construir seus conhecimentos com autonomia.
Já Vigostki, defende que é na relação com o
outro que é favorecido a aprendizagem é que o desenvolvimento do sujeito, esta
diretamente relacionada ao ambiente cultural, inclusive no espaço escolar,
dando condições para tentar mudar certas realidades negativas sendo que após o
conhecimento o sujeito estará sempre em multiplicação.
Mas SOUZA diz que
o Complexo Temático caracteriza-se por fazer-se produção coletiva, respeitadas
as especificidades locais e regionais, por ser significativo para toda uma
comunidade, por apontar situações-problema para seus atores, por propor-se
gerador de ação, por ajudar o aluno a compreender a realidade atual, por
respeitar os sujeitos que na escola e na sociedade interagem e por ser representativo
de uma dada leitura do real (Goroditch; Souza, 1999 : 81).
Enquanto
que Pistrack discute que as relações da escola com a realidade atual, na busca
de tentar entender tal fenômeno desde que seja estudado em caráter dinâmico,
pois fato esta sempre em mudanças e que o ensino complexo temático ter que ser
feito no coletivo, onde haverá uma troca entre professor e aluno , com a ideia
de que o aluno não esta sendo capacitado para algo pois ele já por natureza.
Refletindo
com Souza Vigoskt,Freire Pistrack e norteados pelas OCs, entende-se que o
complexo temático vem para fazer com que nossas aulas sejam diferencias que os
nossos alunos apreciem a pesquisa de
campo quando os mesmos as vezes passam até a ser objeto de pesquisa.
Dai a investigação
socioantropológica organiza as atividades escolares a partir de dados obtidos
por um levantamento socioantropológico realizado nas comunidades escolares por
professores, e, em alguns casos, com a participação de funcionários, alunos e
até pais e mães a investigação trabalha com as falas das pessoas da comunidade
e elementos da sua historia do circuito religioso e cultural hábitos de lazer vitorias e frustrações, além das
características do seu senso comum.
Então a sistematização deste levantamento é discutida com a
comunidade e o ensino é organizado nas diversas áreas do conhecimento, nas
aulas teóricas, oficinas tendo como foco as falas e os fenômenos mais
significativos para os atores sociais envolvidos. Refletindo sempre que O trabalho
interdisciplinar resgata a visão de totalidade e é possibilidade de produção de
uma cultura escolar renovada.
ABRAÇO FRATERNO A TODAS E TODOS que no ano letivo de 2013 possamos
ir de encontro com nossos alunos convictos de que se “não podemos fazer grandes coisas:
apenas pequenas coisas com muito amor.”
Madre
Tereza de Calcutá
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