Aconteceu no CEJA
Creuslhi de Sousa Ramos dia 24 de Agosto de 2012 a Culminância de mais um
projeto desenvolvido por todas as áreas de conhecimentos do CEJA, onde alunos e
professores trabalharam em oficinas sendo que o resultado das mesmas
enriqueceram os momentos culturais que aconteceram nos 03 turnos.
O projeto, Meio Ambiente Eu Preservo, tem como objetivo promover a mudança de
atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos
naturais, proporcionando a troca de conhecimento e a reflexão sobre a
responsabilidade ética de nossa espécie com nós mesmos e com as futuras
gerações, para que possamos ter um ambiente sustentável que garanta a vida das
espécies de nosso planeta.
Porém para que isto se concretize de fato percebemos a
necessidade de EDUCAR nossos alunos PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL, que segundo
GADOTTI, esta educação, parte da simplicidade, é que esta simplicidade tem de
ser voluntária como a mudança de nossos hábitos de consumo, reduzindo nossas
demandas. A quietude é uma virtude, conquistada com a paz interior, e não pelo
silêncio imposto. A quietude tem a ver com ouvir, escutar, conhecer, aprender
com o outro. Diferente do chegar falando, com o discurso pronto, ditando
normas, impondo o discurso único.
Quietude tem a ver com criar condições para muitas narrativas
hoje silenciadas ganharem vida.
O projeto é interdisciplinar, pois as
interdisciplinaridades da possibilidade de interação entre as diferentes áreas
do conhecimento têm por objetivo sensibilizar a nossa comunidade escolar,
instigando nossos alunos cidadãos críticos e conscientes em relação ao ambiente
em que vivem.
Durante os momentos
culturais aconteceram palestras voltadas para a sustentabilidade, exposições de
artesanatos e desfiles com roupas feitos
por nossos alunos orientados por
professores com matérias reciclados como
CDs, DVDs Filtros de café,
Garrafas Pets, com o discurso de que “faz-se necessário um trabalho coletivo de
toda sociedade na educação ambiental, nos projetos de cidadania consciente e
processo de reciclagem. Finalizamos o nosso momento cultural com pensamento
de GADOTI.
“Integrar
permanentemente ações de sustentabilidade do meio ambiente a todos os bancos
escolares, em todas as fases da vida acadêmica, poderá auxiliar na busca de
soluções para triste realidade presente”. Assim,
podemos falar de um impacto no nível legal, reformas educacionais, curriculum, conteúdos, e no nível
pessoal do compromisso, do engajando numa vida mais sustentável.
Educar
para a sustentabilidade implica mudar o sistema, implica o respeito à
vida o cuidado diário com o planeta e cuidado com toda a comunidade da vida, da
qual a vida humana é um capítulo. Significa compartilhar valores fundamentais
princípios éticos e conhecimentos como respeito à terra e a toda a diversidade
da vida; cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor;
construção de sociedades democráticas que sejam justas, participativas,
sustentáveis e pacíficas. A “sustentabilidade é um conceito central de um
sistema educacional voltado para o futuro”.
ABRAÇO
FRATERNO AOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS QUE SEMPRE CONTRIBUIRAM COM O
CRESCIMENTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CREULHI DE SOUSA RAMOS,
Por Maria Jose Coelho de Castilho Professora Coordenadora
Pedagógica Interina Gestão 2012.
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