quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

DIVERSIDADE CULTURAL



 Sabemos que a escola é um lugar de construção, não só do conhecimento, mas também da identidade, de valores, de afetos  onde as pessoas, sem deixar de ser o que é, se moldam de acordo com a sociedade em que esta inserido, é também neste espaço que as diferenças precisam serem entendidas/ respeitadas .
 Na tentativa de erradicar o preconceito e a discriminação das diferentes culturas e costumes que enriquece a nossa região que apresenta uma mistura de povos oriundos de vários estados. Agraciadas por estas riquezas de misturas, professores do CEJA, buscaram trabalhar com seus alunos a diversidade que enriquece acultura de Confresa,
Para fortalecer nossa identidade é fundamental aliarmos dois movimentos. O primeiro tem como foco gerar o reconhecimento a partir da vivência, do cotidiano e da cultura local. Nesse sentido é necessário que seja feito um resgate da história e das tradições locais, encontrando trabalhando os elementos que possam servir de referência.
Nesta perspectiva trazendo o conhecimento do diverso para dentro da escola, como comidas típicas de vários estados e alguns países, vestimentas, danças musicas, teatro cordel, entre outros, exposições de trabalhos, como pinturas e artesanato, além de palestras voltadas para economia solidaria.
Certos de que não podemos trabalhar com nossos alunos identidade diversidade e cultura sem fomentar Economia Solidária no currículo de  EJA, pois  Economia Solidaria busca Identificar as demandas de processos educativos na formação é elevação de escolaridade, construção do conhecimento, e valorização dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos.
Até por que ECONOMIA SOLIDÁRIA pode ser compreendida como reconhecimento, valorização e respeito à diversidade popular e social, na construção de uma nova identidade que tem na autogestão, no trabalho associado. No entanto a educação de jovens e adultos precisa levar aos alunos a Construção uma Identidade cultural entrelaçada  com uma economia, a partir da nossa diversidade, consolidando nossos símbolos.
 A implementação da Economia Solidária, enquanto elemento do currículo,é algo possível, porém ainda são vários os desafios que a Educação popular terá que enfrentar, mesmo as Orientações Curriculares da Secretaria de Educação de Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT) para a EJA abordando essas questões os professores da EJA ainda dependem de qualificação/capacitação para incluir em seus planejamentos atividades que levem os alunos a conhecer a aceitar as propostas fomentadas pela Economia Solidária.   
                 Por Maria Jose Coelho de Castilho
 Educadora em Economia Solidaria, Coordenadora Pedagógica CEJA Confresa-MT. Gestão 2012 mariajosehistoria@hotmail.com

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