sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A CONQUISTA DA MULHER NOS ESPAÇOS SOCIAIS




 Professores do  CEJA Creuslhi de Sousa ramos inclui a questão das relações de gênero no PPP e no currículo  a necessidade de  abordar  o assunto Trata-se de uma tarefa educativa nada fácil porém necessária firmando que educadores/as e alunos/as incluam no seu dia  -a -dia em suas práticas diárias, tanto no âmbito escolar como na sociedade de um modo geral,  sempre alerto  a atitudes e comportamentos críticos perante situações de desigualdade entre homens e mulheres. Porem para que estes momentos acontecessem foi feito uma pequena abordagem na sala de aula, como por exemplo, o histórico do surgimento do movimento feminista com o intuito de alcançar a valorização da mulher inclusive nos espaços sociais.
O surgimento do feminismo se deu em meados do século XVIII, quando as  conquistas da Revolução Francesa, que tinham como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, não contemplavam a mulher. Suas reivindicações ao longo da revolução eram por, principalmente, direitos civis e cidadania política. Durante o Antigo Regime, a mulher era inteiramente tutelada por causa da sua pseudoinferioridade fisiológica, moral e intelectual. (OCs MT.)
Na época, sem o acordo do marido, ela não podia realizar ato jurídico nem dispor dos seus bens. Nesta esteira, feministas reivindicavam direitos sociais e políticos, já conquistados pelos homens.  O Feminismo nasce tendo características de movimento social e político com o objetivo de promover a igualdade entre os sexos.
Com o advento da Revolução Industrial, já no século XIX, a mulher passou a ser vista como objeto de trabalho, sendo explorada, principalmente nas fábricas têxteis. As mulheres eram escolhidas por seus salários serem inferiores aos dos homens. Insufladas pela insatisfação, nasciam movimentos femininos reivindicando melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas, igualdade de jornada de trabalho para mulheres e homens, além do direito ao voto.
 A relação de gênero é, sobretudo, uma relação de poder, em que o homem foi visto durante muito tempo como o provedor, chefe da família, cabeça do casal, ou seja, ocupou e vem ocupando um espaço privilegiado de poder perante a sociedade, em relação à mulher.
Apesar de existir um crescimento significativo na emancipação da mulher, quando esta vem ocupando o espaço de chefe de família, melhor cargos em empresas tanto privadas como particulares na politica, lideranças de movimentos sociais entre outras, a conquista de direitos como a Lei Maria da penha.
Incluir relações de gênero no PPP e no currículo é trabalhar de forma com que estas desigualdades de direitos entre homens e mulheres sejam reconhecidas pelos/as envolvidos/as e que a escola contribua no sentido de despertar a reflexão e a criticidade no que tange às desigualdades de gênero.
 Aconteceu estes momentos culturais nos três tunos com a participação assídua dos nossos alunos nas palestras: *Tratando da conquista da mulher nos espaços sociais *Palestra sobre a lei Maria da penha, *HISTORIA DE VIDA DE MARIA DA PENHA *TEATRO, *PARODIAS *POESIAS * EXPOSIÇÃO DE CARTAZES , *MURAIS*,CORREOGRAFIAS* GRAFITAGEM VOLTADO PARA O TEMA,*FILMES*SLAIDS.
Por Maria Jose Gomes Coelho Coordenadora Pedagogica Gestão 2012.


    

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