Professores do CEJA Creuslhi de Sousa ramos inclui a questão
das relações de gênero no PPP e no currículo a necessidade de abordar o assunto Trata-se de uma tarefa educativa
nada fácil porém necessária firmando que educadores/as e alunos/as incluam no
seu dia -a -dia em suas práticas
diárias, tanto no âmbito escolar como na sociedade de um modo geral, sempre alerto
a atitudes e comportamentos críticos perante situações de desigualdade
entre homens e mulheres. Porem para que estes momentos acontecessem foi feito
uma pequena abordagem na sala de aula, como por exemplo, o histórico do
surgimento do movimento feminista com o intuito de alcançar a valorização da
mulher inclusive nos espaços sociais.
O
surgimento do feminismo se deu em meados do século XVIII, quando as conquistas da Revolução Francesa, que tinham
como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, não contemplavam a
mulher. Suas reivindicações ao longo da revolução eram por, principalmente,
direitos civis e cidadania política. Durante o Antigo Regime, a mulher era
inteiramente tutelada por causa da sua pseudoinferioridade fisiológica, moral e
intelectual. (OCs MT.)
Na
época, sem o acordo do marido, ela não podia realizar ato jurídico nem dispor
dos seus bens. Nesta esteira, feministas reivindicavam direitos sociais e
políticos, já conquistados pelos homens. O Feminismo nasce tendo características de
movimento social e político com o objetivo de promover a igualdade entre os
sexos.
Com
o advento da Revolução Industrial, já no século XIX, a mulher passou a ser
vista como objeto de trabalho, sendo explorada, principalmente nas fábricas
têxteis. As mulheres eram escolhidas por seus salários serem inferiores aos dos
homens. Insufladas pela insatisfação, nasciam movimentos femininos
reivindicando melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas, igualdade
de jornada de trabalho para mulheres e homens, além do direito ao voto.
A relação de gênero é, sobretudo, uma relação
de poder, em que o homem foi visto durante muito tempo como o provedor, chefe
da família, cabeça do casal, ou seja, ocupou e vem ocupando um espaço
privilegiado de poder perante a sociedade, em relação à mulher.
Apesar
de existir um crescimento significativo na emancipação da mulher, quando esta
vem ocupando o espaço de chefe de família, melhor cargos em empresas tanto
privadas como particulares na politica, lideranças de movimentos sociais entre
outras, a conquista de direitos como a Lei Maria da penha.
Incluir
relações de gênero no PPP e no currículo é trabalhar de forma com que estas
desigualdades de direitos entre homens e mulheres sejam reconhecidas pelos/as
envolvidos/as e que a escola contribua no sentido de despertar a reflexão e a
criticidade no que tange às desigualdades de gênero.
Aconteceu estes momentos culturais nos três
tunos com a participação assídua dos nossos alunos nas palestras: *Tratando da
conquista da mulher nos espaços sociais *Palestra sobre a lei Maria da penha,
*HISTORIA DE VIDA DE MARIA DA PENHA *TEATRO, *PARODIAS *POESIAS * EXPOSIÇÃO DE
CARTAZES , *MURAIS*,CORREOGRAFIAS* GRAFITAGEM VOLTADO PARA O
TEMA,*FILMES*SLAIDS.
Por Maria Jose Gomes Coelho Coordenadora Pedagogica Gestão 2012.
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