segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ECONOMIA SOLIDARIA PRINCIPIOS E PERSPCTIVAS

NA Sala do Educador do dia 30 de junho de 2011 foi estudado e discutido a temática ECONOMIA SOLIDARIA PRINCIPIOS E PERSPCTIVAS. Tendo em vista que economia solidaria é um eixo norteador da Eja: Educação de Jovens e Adultos que vem orientar o aluno a centrar a aprendizagem para a aplicação da pratica na vida e a convivência em grupos, oferecendo condições e qualidade de vida .
Discutimos que ECONOMIA SOLIDARIA, é um movimento social que surgiu, pensando na valorização do ser humano como sujeito, com a ideia de cooperação e de uma sociedade justa e solidaria, onde todos tenham vida digna é saudável, sem a exploração da mão de obra, é da mais valia.
Economia Solidaria é uma economia diferente, que respeita o meio ambiente, a fauna, flora e a diversidade, que na economia solidaria não existem patrão e empregados. Os trabalhadores se organizam para não terem patrões, livrando do capitalismo cruel que aniquila e desvaloriza o trabalhador.
Compreendemos que economia solidaria, é a busca de condições que vem satisfazer as necessidades, do sujeito no contexto mercado de trabalho, na perspectiva do bem viver, não ao lucro capitalista, onde as necessidades de cada um devem ser atendidas e satisfeitas a serviço de cada um de nós, invertendo a logica de consumismo cujo grande horizonte é o lucro.
Discutamos ainda na sala do educador que nossos alunos não precisam só aprender a ler e escrever precisamos criar condições para que o mesmo busque a cidadania através do trabalho digno e sua auto gestão. Foi discutido e também definido mais uma vez a data da constituição do Fórum da Economia Solidaria em nosso município, que será no dia 15 de julho de 2011ás 13hs.
Sendo que todos os alunos e professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos deve estar pressentes e também representes de associações órgãos públicos.
Maria Jose Coelho
Coordenadora da área de ciências Humanas e Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário