quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

MEIO AMBIENTE EU PRESERVO



Aconteceu no CEJA Creuslhi de Sousa Ramos dia 24 de Agosto de 2012 a Culminância de mais um projeto desenvolvido por todas as áreas de conhecimentos do CEJA, onde alunos e professores trabalharam em oficinas sendo que o resultado das mesmas enriqueceram os momentos culturais que aconteceram nos 03 turnos.
            O projeto, Meio Ambiente Eu Preservo, tem como objetivo promover a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais, proporcionando a troca de conhecimento e a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie com nós mesmos e com as futuras gerações, para que possamos ter um ambiente sustentável que garanta a vida das espécies de nosso planeta.
Porém para que isto se concretize de fato percebemos a necessidade de EDUCAR nossos alunos PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL, que segundo GADOTTI, esta educação, parte da simplicidade, é que esta simplicidade tem de ser voluntária como a mudança de nossos hábitos de consumo, reduzindo nossas demandas. A quietude é uma virtude, conquistada com a paz interior, e não pelo silêncio imposto. A quietude tem a ver com ouvir, escutar, conhecer, aprender com o outro. Diferente do chegar falando, com o discurso pronto, ditando normas, impondo o discurso único.
Quietude tem a ver com criar condições para muitas narrativas hoje silenciadas ganharem vida.
         O projeto é interdisciplinar, pois as interdisciplinaridades da possibilidade de interação entre as diferentes áreas do conhecimento têm por objetivo sensibilizar a nossa comunidade escolar, instigando nossos alunos cidadãos críticos e conscientes em relação ao ambiente em que vivem.
Durante os momentos culturais aconteceram palestras voltadas para a sustentabilidade, exposições de artesanatos e desfiles com roupas  feitos por nossos alunos  orientados por professores com matérias reciclados como  CDs, DVDs  Filtros de café, Garrafas Pets, com o discurso de que “faz-se necessário um trabalho coletivo de toda sociedade na educação ambiental, nos projetos de cidadania consciente e processo de reciclagem. Finalizamos o nosso momento cultural com       pensamento  de GADOTI.
 “Integrar permanentemente ações de sustentabilidade do meio ambiente a todos os bancos escolares, em todas as fases da vida acadêmica, poderá auxiliar na busca de soluções para triste realidade presente”. Assim, podemos falar de um impacto no nível legal, reformas educacionais, curriculum, conteúdos, e no nível pessoal do compromisso, do engajando numa vida mais sustentável.
Educar para a sustentabilidade implica mudar o sistema, implica o respeito à vida o cuidado diário com o planeta e cuidado com toda a comunidade da vida, da qual a vida humana é um capítulo. Significa compartilhar valores fundamentais princípios éticos e conhecimentos como respeito à terra e a toda a diversidade da vida; cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor; construção de sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas. A “sustentabilidade é um conceito central de um sistema educacional voltado para o futuro”.        
ABRAÇO FRATERNO AOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS QUE SEMPRE CONTRIBUIRAM COM O CRESCIMENTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CREULHI DE SOUSA RAMOS,
Por Maria Jose Coelho de Castilho Professora Coordenadora Pedagógica Interina Gestão 2012.

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